Trata-se de unidade de conservação de proteção integral situada no município de Brotas, Estado de São Paulo, que possui área de 75,26 hectares e foi criada “com a finalidade de proteção ao ambiente natural, a realização de pesquisas básicas e aplicadas, e ao desenvolvimento de programas de educação conservacionista” (Artigo 1º do Decreto nº 26.890, de 12 de março de 1.987).
Esta unidade de conservação, cuja denominação oficial atual é ESTAÇÃO ECOLÓGICA MATA DO JACARÉ, é predominantemente ocupada por um fragmento de floresta estacional semidecidual.
Limita-se ao Norte com a Represa Santana, pertencente a CPFL, e pelo Rio Jacaré-Guaçu, na divisa com o município de São Carlos, e nas demais faces com plantações de cana-de-açúcar e áreas de pastagem.
É mais uma U.C. com poucas informações disponíveis, inclusive as de natureza científica, motivo pelo qual, para quem quiser saber mais um pouco mais a respeito da ESEC MATA DO JACARÉ, sugere-se a leitura do texto “Estação Ecológica de São Carlos, Brotas SP – Análise e Zoneamento Ambiental” (link no rodapé).
A Estação Ecológica de São Carlos foi criada pelo Decreto nº 26.890, de 12 de março de 1.987.
Como a área em que se situa a unidade de conservação nunca pertenceu ao município de São Carlos e sempre foi popularmente conhecida como Mata do Jacaré, em clara referência ao rio que a banha, a denominação foi mudada através do Decreto 58.237, de 20 de julho de 2012, para ESTAÇÃO ECOLÓGICA MATA DO JACARÉ.
Sem informações disponíveis.
Hotéis, pousadas, restaurantes e outros serviços poderão ser obtidos nas cidades de São Carlos e Brotas.
São Carlos é mais próxima da U.C. e é uma boa opção. Brotas é mais longe, mas tem a vantagem de ser uma Estância Turística com paisagens naturais lindíssimas e passeios fascinantes.
CLIQUE AQUI para assistir um vídeo de Brotas.
CLIQUE AQUI para consultar o GUIA DE BROTAS.